ECOPESCALAGOAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAÇA AO BURACO OU CAÇANDO ENTOCADO...UMA DAS MINHAS PREFERIDAS GALÉRA!

Ir para baixo

CAÇA AO BURACO OU CAÇANDO ENTOCADO...UMA DAS MINHAS PREFERIDAS GALÉRA! Empty CAÇA AO BURACO OU CAÇANDO ENTOCADO...UMA DAS MINHAS PREFERIDAS GALÉRA!

Mensagem  ANFÍBIO Qui Abr 07, 2011 9:50 pm

Olá rapaziada do dive!

Vai aí mais umas dicas que encontrei por aí,e dei uma complementada valeu! leiam!

A caça ao buraco ou entocado,como costumamos falar na gíria, é geralmente a primeira técnica utilizada para caçar, sendo também na minha opinião uma das mais produtivas.

No entanto, também tem as suas manhas e truques, sendo também nesta técnica onde mais se improvisa, principalmente na hora do disparo onde por vezes o caçador mais parece um contorcionista tentando se encaixar em meio aos corais e por onde der.

A aproximação ao buraco deve ser feita por cima ou por um dos lados, nunca de frente.

Devemos também inspecionar os arredores antes de disparar para dentro do buraco, pois por vezes também andam por ali uns peixes, devendo nós neste caso, caçar à espera e só depois ir ver dentro do buraco.

No caso de buracos mais escuros, devemos utilizar uma lanterna, que deverá ser de pequena dimensão, mas apenas como recurso, pois assusta certos peixes.

Um bom truque que por vezes resulta, é fechar os olhos pouco tempo antes de espreitar para dentro do buraco, pois deste modo habituamo-nos à escuridão mais rapidamente. No que diz respeito ao material, deve-se usar um fato forrado por fora para resistir ao contacto com as pedras, o que neste tipo de caça é inevitável.

As armas serão geralmente curtas, mas tudo dependerá da dimensão do buraco, podendo por vezes caçar-se com uma de maiores dimensões se o tamanho do buraco o permitir.

O fio do arpão deve ser resistente, pois também estará muitas vezes em contacto com as rochas. Existem marcas que têm armas com o tubo revestido por um material parecido com neoprene, e que atenua o barulho provocado pelo bater da arma nas rochas, o que evita que o peixe se assuste,convém também usar umas luvas para nos protegermos das rochas!

Alguns pontos a observar:

1) Antes de arpoar certos peixes, termos certeza da capacidade do nosso equipamento.

2) Caso o peixe seja de um certo tamanho, e talvez o tiro não o apague, tomar cuidado com a rota de fuga dele. Ás vezes a única rota de fuga é o lugar por onde entramos, e já escutamos vários relatos de pescadores que perderam dentes, apagaram e até mesmo perderam suas vidas quando um bom exemplar bateu em retirada na sua direção.

3) Se estiver difícil de desentocar e achar que seu rendimento físico esta caindo não coloque sua vida em risco. A primeira opção é chamar sua dupla para um segundo tiro ou ajudar a desentocar. Caso continue difícil você pode prender o arpão a uma bóia ou galão a fim de cansar o peixe fazendo com que você o desentoque mais fácilmente. Enquanto deixa o peixe brigando com sua bóia/galão você pode dar uma descansada e recuperar suas energias sem colocar sua segurança em risco.

4) Ás vezes é necessário o uso de um arpão sem barbela para consecutivos tiros no peixe até que ele apague minimizando nosso esforço e preservando nossa segurança. Quando está ruim de puxar o peixe podemos precisar de um bicheiro comprido acima de 1 metro.

5) Como nem sempre damos tiros certeiros e freqüentemente temos arpões presos em fundo de toca é recomendado o uso de saca arpão ou saca flechas como muitos chamam. Existe o pequeno com cerca de dez centímetros que é só colocar na parte traseira do arpão e rodar para que isso libere a barbela dentro da toca e também tem o saca arpão comprido acima de um metro que muitas vezes é necessário para as tocas compridas.


Um forte abraço meus amigos...!

Aloha!! sunny

ANFÍBIO
ANFÍBIO

Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 45
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos