ECOPESCALAGOAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

INICIANDO NA PESCA-SUB...

4 participantes

Ir para baixo

INICIANDO NA PESCA-SUB... Empty INICIANDO NA PESCA-SUB...

Mensagem  ANFÍBIO Seg Mar 28, 2011 4:38 pm

Olá galerá da pesca sub! lol!

Estou eu aqui mais uma vez,tentando passar algo para os amantes da pesca-sub,desta vez para quem está iniciando no esporte!

É importante lembra que a pesca-sub é um esporte praticado no meio natural e "selvagem",que deve ser respeitado e levados muito a sério,então seguem abaixo alguns detalhes importantes a serem levados em consideração:

Mergulhe sempre acompanhado e de preferência com um parceiro mais "expert" que você,procure perguntar e escutar o que ele tem para te passar,pergunte tudo que julgar necessário, os detalhes por menores que sejam,devem ser respeitados nesse tipo de esporte que eu considero como perigoso e radical.

Esse eu penso ser um dos mais importantes,( procure mergular em locais abrigados e pouco profundos ).

De maneira alguma esqueça de levar a sua bóia de mergulho,ela irá sinalizar a sua presença, tanto para as possíveis embarcacões que passem pelo local aonde você está,assim como para o seu companheiro de mergulho.

Jamais esqueça de ter uma boa faca de fio amolado em seu equipamento,ela não só serve para apagar um peixe que te dá trabalho ao se debater,como também é um instrumento "salva-vidas" em caso de enrosco em cordas e redes, assim como um equipamento de defesa em caso de possível ataque de animais marinhos perigosos,sem falar que alguns modelos de faca, já possuem em seu corpo o famoso saca-flechas, que ajudam a retirar os arpões que muitas vezes penetram nos corais, raízes, tocos... !!!

Em momento algum, tente ultrapassar os limites que o seu corpo te impõe, passe a entender os "avisos" que o seu organismo e a tua prudência te dão!

Equipamento é fundamental, procure sempre testar e comparar produtos de marcas diferentes afim de descubrir qual deles se encaixam melhor em seu corpo, lembre também do seu nível de conhecimento e esperiência, não adianta usar o que você não sabe ou não tem condições.
Ex: "pra quê comprar ou usar uma arma de 1,30m, se você mal cosegue armar a sua "baby" de 70cm!"

Aprender as "manhas" da pesca-sub, não é como jogar bola, começe aos poucos, o tempo e a prática irão te mostrar o caminho da evolução,observe os tipos de fundo, que peixes vivem em determinados ambientes subaquáticos. Ex: Se existem algas no local, podem existir peixes escondidos, observe cada tóca com cautela, muitas veses os peixes estão escondidos onde menos imaginamos!

cuidado, muito cuidado na hora de escolher aquele "parceiro de pesca", procure uma pessoa que se preoculpe mais com você do que com a pesca em sí, pode acreditar um dia você vai precisar de ajuda e aí você verá se tens ou não um parceiro de verdade.

" já dizia a minha ta-ta-ta taravó " Água não tem cabelo meu filho", e digo eu mesmo" Pra descer, todo santo e lastro ajudam, agora pra subir é com você e Deus",tenha cuidado ao mergulhar em locais mais profundos, principalmente em mar aberto, onde a água te engana te danto a falsa impressão de que tudo está logo alí pertinho, quando na verdade está além do que imaginamos em termos de distãncia e profundidade, é muito fácil apagar em mergulhos como estes,( sou prova viva disso,já sofri uma pré-sincópe,digamos assim!)

10º Nunca se coloque em uma situação na qual não possa sair sozinho,seu parceiro pode não estar por perto pra te ajudar.

11º Cuidado com as correntes marinhas, observe se correntesa está forte no local aonde você pretende mergulhar, muitas veses passamos por sérias dificuldades sendo arrastados para onde não desejamos,isso pode te machucar seriamente,assim como pode custar a sua vida se você estiver mergulando em alto mar!

12º Evite mergulhar próximo a arrebentações e se o fizer, procure descer longe do quebra-mar, aproxime-se devagar e retorne a superfície se distânciando da zona de impacto das ondas,pois, se você for jogado sob os corais ou rochas pode ser fatal!

13º Leve sempre equipamento reserva para suas jornadas de pescarias. Ex: uma máscara reserva, armas de diferentes tamanhos, articulados e peças das armas.

14º Cuide da sua saúde, pratique exercícios fícos e mentais que ajudem no bom funcionamento do corpo e da mente, proteja-se conta o sol, alimente-se ingerindo coisas leves, prefira ingerir sucos e comer frutas antes do mergulho, nada de encher demasiadamente o estomago antes da pescaria, beba bastante água no intervalo entre uma "caída" e outra, use blusas de algodão com manga, protetor solar e um bom chapéu de preferência com aba circular durante a viagem até o pesqueiro, se possível, procure ficar em um local aonde possua sombra no barco, assim evitará a queima desnecessária da sua pele e o desgaste e desconforto causados pelo sol em demasia.

15º Ao se aproximar do peixe, procure sempre efetuar um bom disparo, afim de "apagar" o peixe, lembre-se,"peixe bem arpoado e peixe capturado" e "peixe mal arpoado é trabalho na certa ou perca de material"!

16º No caso de fretar um barco de pesca ou acertar uma pescaria,"não utilise ou contrate serviços de pessoas desconhecidas, isso na maioria das vese é muito prigoso, procure sempre pessoas conhecidas ou especializadas nesse tipo de serviço!

17º Avise sempre aos seus familiares o dia e se possível o local exato da pescaria, assim, caso você demore a chegar ou sofra um acidente, eles poderão saber aonde você pode ou poderia estar.

18º Leve sempre o seu celular em uma sacola estanque para as suas pescarias, leve também se possível um GPS, saber a sua exata localização pode ser vital caso você fique a deriva!

19º Revise todo o material antes das pescarias, observe cada detalhe, veja se na sua mochila de pesca tem tudo aquilo que você realmente irá precisar, "antes pecar por excesso do que por falta nesses casos"!

20º Procure ler tudo o que puder sobre o mar e a água como um todo, sobre os peixes e outras espécies aquáticas, procurem livros atualizados de biologia, principalmente os que falem sobre biologia marinha,oceanografia...,você verá como o conhecimento teórico ajudará na prática desse apaixonante esporte, sem falar que na minha opinião e "mente salgada",ler sobre o mar e suas criaturas é sempre muito prazeroso ou no mínimo interessante,estude!!

21º Evite o mergulho se você não estiver se sentindo em condições, sejam elas físicas ou mentais, não vale a pena! ( É melhor viver para mergulhar do que morrer em um único mergulho!)

No mais, estes são alguns toques do amigo anfíbio para os iniciantes no esporte,pois, existem muuuuitos outros fatores que irão imfluenciar na evolução de um bom pescador submarino e isso vocês irão descobrir por sí!

Até o próximo tópico e não se esqueçam,opinem, deem sua contribuição, critiquem de forma construtiva, isso só irá enriquecer o tópico e o aprendizado de todos nós!

Um forte abraço e assim como dizem os havaianos... ALOHA !!! Very Happy

Texto e frases: Franklin Lessa(Anfíbio), em 28/03/2011. affraid
ANFÍBIO
ANFÍBIO

Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 45
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANDO NA PESCA-SUB... Empty parabens !

Mensagem  josias Qua Mar 30, 2011 12:46 pm

vlw pelas dicas ! vao ser ulteis para mim que estou iniciando.
josias
josias

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/02/2011
Idade : 44
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANDO NA PESCA-SUB... Empty Re: INICIANDO NA PESCA-SUB...

Mensagem  GILSON BRAGA Qua Mar 30, 2011 12:54 pm

É ISSO AI JOSIAS GOSTEI DE VER VOCÊ PARTICIPANDO! AS DICAS DO FRANK SÃO MUITOS BOAS...

VAMOS MARCAR OUTROS MERGULHOS! Very Happy
GILSON BRAGA
GILSON BRAGA

Mensagens : 179
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 45
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANDO NA PESCA-SUB... Empty Re: INICIANDO NA PESCA-SUB...

Mensagem  Rodolpho Qua Mar 30, 2011 4:52 pm

Salve Salve Pescadores cheers
Quero compartilhar minha alegria ao ver nosso site em atividade constante. Sinto que o objetivo está sendo alcançado e isso seria impossível sem a ajuda e contribuição de todos vocês. Quero que saibam (sem demagogia) que apesar de praticar a algum tempo pesca-sub e pouco tempo pesca esportiva, estou aprendendo muito com esses tópicos. Às vezes pensamos que por praticar a muito tempo já sabemos de quase tudo, mas na verdade acabamos esquecendo do básico. E é diante dessas situações que os tópicos são importantes. Tenho certeza que para os iniciantes (como o nosso amigo Josias) e para os mais experientes (aqueles que tem humildade) esse tópico é de grande valia.
Mais uma vez agradeço a todos e peço que cada vez mais contribuam para enrriquecer nossos conhecimentos e fazermos novos amigos.

Abraço a todos Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Rodolpho
Rodolpho

Mensagens : 34
Data de inscrição : 16/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANDO NA PESCA-SUB... Empty iniciando na pesca-sub...

Mensagem  ANFÍBIO Qui Mar 31, 2011 3:50 pm

Olá galéra da pesca-sub e de outras modalidades!

Obrigado Mestre Gilson, rodolfo, Josias...por participarem dos tópicos em geral, fico bastante feliz que tenham gostado das dicas dedicadas aos iniciantes que no final servem pra todos,independente de tempo de prática no esporte, é sempre bom aprender o novo,porém, jamis podemos esquecer de relembrar e reforçar o que já sabemos,"isso sim é sinônimo de humildade e evolução"

Um forte abraço a todos os pescadores-sub e a todos os amantes do mar!
ANFÍBIO
ANFÍBIO

Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 45
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANDO NA PESCA-SUB... Empty Re: INICIANDO NA PESCA-SUB...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos